São Judas

fotosjudassão judas oração

Horário de Missa

Sexta-Feira: 19h30

2º e 4º Domingo: 9h00

Domingo: 18h00

CENTRO DE ANIMAÇÃO SÃO JUDAS TADEU

COMO COMEÇOU…

A idéia de se construir na Vila Nova, nesta cidade de Paraguaçu paulista,uma igreja cujo Padroeiro seria São Judas Tadeu, surgiu entre os  pertencentes ao Grupo São Paulo,cujos integrantes eram os casais Miguel e Neuza Canizares; Aparecido e Tereza Pinoti; Ângelo e Neuza Zanata; Lothar e Lídia Blum; Durvalino E Ana Maraia da Costa e Dr. Aldo e Lourdes Monteiro Paes Leme.

Por sugestão de um deles, Hildeberto Costa, foi proposto como ação concreta do grupo a construção da referida Igreja. Sendo aceita a idéia pelo grupo e com a autorização do Pe. Antonio Facco,pároco na época,iniciou-se o movimento.

O INICIO

Como primeira providencia foi procurado pelo grupo, o Sr. Manuel Azoia, imediatamente doou um outro terrenoi medindo 10m x 10m,junto ao asfalto da Av.Siqueira Campos.Conhecido o local, verificou-se que o terreno era pequeno e sua localização inadequada, por não se achar no centro da Vila Nova.

Tomando conhecimento da justificativa do grupo o Sr. Manuel Azoia, doou um outro terreno medindo 30m x 30m (900m2),limitado pelas ruas a frente, André Luiz Brizzo e Funow Yamada ; Pelas laterais; José Furniel e Herculano Azevedo, e ao mesmo tempo fez a doação da mão de obra para a confecção dos blocos para dar inicio a construção da igreja

A partir do recebimento da escritura de doação de terreno, para a Mitra Diocesana de Assis, em 23 de outubro de 1978, fornecida gratuitamente a planta pelo engenheiro da Prefeitura da época, Dr.Joaquim Carlos Cambraia,intensificou-se a campanha através de bingos,rifas e donativos.

Estando as paredes erguidas,prontas para receber o madeiramento, uma forte tempestade veio a desmoronar toda a construção,levando tudo a baixo,fato que aconteceu por falhas do construtor , segundo a opinião de pessoas entendidas no assunto. Este acontecimento levou alguns membros do grupo perder o entusiasmo e se afastarem , com exceção de Miguel,Natal e Dr.Aldo que não se esmoreceram e confiaram na proteção divina para a construção mais sólida do templo,contratando outro construtor, o Sr. José Archillas

DOAÇÔES

Para a reconstrução novas doações foram feitas: De um outro terreno, pelo senhor Manuel Azoia, que sendo rifado teve como ganhador o Sr.José Maria Quijada ; Dos telhados,pelos Srs Durval Garms e Carlos Arruda Garms; e novas campanhas: rifas de 02 volkwagen 0km; rifas americanas;bazares da pechincha;bingos,etc.

SONHO REALIZADO

Já na fase final da sua reconstrução, faltando apenas a parte elétrica, recorreu-se ao Sr. Miranda, que gentilmente prestou-se ao serviço, gratuitamente, indo ate a Prefeitura e conseguindo braços de luz reformados por ele.

Nessa altura dos acontecimentos, Pe. Geraldo Augusto de Oliveira, pároco nesta época, achou melhor que o grupo entregasse a comunidade, a responsabilidade do termino da Igreja,faltando apenas o piso e os bancos.

Para que a comunidade se acomodasse para participar das primeiras celebrações, a Sra Neuza Canizares,diretora de escola,conseguiu a doação de 40 carteiras que mais tarde forma substituídas pelos bancos.

Desligados da construção já há algum tempo os Srs. Miguel,Natal e Dr.Aldo,foram chamados pelo Pe.Geraldo para que providenciassem o aparelho de som, pois ele achava que a comunidade não tinha condições de assumir tal divida.Para a aquisição do referido aparelho, foi feito uma rifa americana, cuja sobra da renda o grupo transferiu para o caixa da comunidade.Em 28 de outubro de 1980, o Pe. Geraldo fez a entrega da Igreja para a comunidade,para que assumisse o término da mesma.A partir deste ano ate  1982, a comunidade se movimentou através de quermesses, cujas rendas foram aplicadas para o reboco das paredes internas,sob forma de mutirão.

O reboco da parte externa foi assumida pela Prefeitura Municipal a partir de 1983,com o propósito de implantar no local,onde é a sacristia,um mini posto de atendimento aos primeiros socorros, o qual funcionava das 08:00hs.Às 16:00hs.Mesmo em situação precária, ai já se reunia semanalmente a comunidade e funcionavam varias turmas da catequese.Em 20 de Janeiro de 1985,foi celebrada pelo Pe.Geraldo a primeira missa como CENTRO DE ORIENTAÇÃO SÃO JUDAS TADEU,sendo feito para este evento um altar móvel de madeira e 40 bancos comuns.

Com o passar do tempo, em 1986 houve a necessidade de se construir 03 salas no fundo da Igreja, através do sistema mutirão,sendo que numas dessas salas passou a funcionar a secretaria.Para isso,foi realizada a primeira quermesse no dia 22 de junho.Para que os padres pudessem melhor atender as comunidades urbanas e rurais,deste Centro de Animação,foi feita uma campanha a nível paroquial para a compra de um volks.

A comunidade com o objetivo de completar o acabamento da igreja iniciou em agosto de 1986 a reforma do presbitério, sendo concluída em 1988 com a colocação do piso em granito.

Ao mesmo tempo,foram substituídos os vitrais originais por vitrôs retangulares colocados na parte superior das paredes.A doação desses vitrôs foi feita por um só paroquiano o Sr. Rubens Chiara.Novas campanhas a nível paroquial foram feitas em 1987 para: colocação do forro de madeira,substituição de lâmpadas comuns por fluorescentes;compra de 06 ventiladores e instalação da linha telefônica,comprada em plano de expansão em Janeiro de 1985.

Em novembro de 1990,foi definitivamente colocado o piso de granito no restante da igreja.

Em 1991 foi construída no fundão da igreja uma cozinha,faltando ainda sua pintura interna e o piso.Neste mesmo ano,forma substituídos os bancos comuns por 56 bancos próprios, conseguidos através de mais uma campanha a nível paroquial feito o calçamento do pátio pela prefeitura municipal.

No final de 1992 foram construídos 04 banheiros no pátio da igreja e um barracão para festas,faltando o seu acabamento(piso e pintura externa).

Com a chegada dos Freis Agostinianos Recoletos em 23 de março de 1994, a igreja São Judas Tadeu passou por novos melhoramentos: muros nas laterais e fundo da igreja,banheiros e do salão de festas.

Formam parte deste Centro as comunidades,Frei Serápio,Santa Luzia,São João Batista,São Judas Tadeu,Santa Terezinha e Santa Luiza de Marilac.

Este Centro tem espiritualidade própria,funcionam quase todas pastorais e movimentos,hoje em dia é conhecido como SANTUÁRIO DE SÃO JUDAS TADEU e pode ser considerado futuramente a nova paróquia de Paraguaçu.

 

 

 

Pin It